Minha Jornada!!!

Minha Jornada!!!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DEZ PASSOS PARA CONSEGUIR A CIRURGIA BARIÁTRICA...

DEZ PASSOS PARA CONSEGUIR A CIRURGIA BARIÁTRICA...

Bom dia pessoal! Hoje vou contar um pouco sobre a minha jornada rumo à cirurgia bariátrica... Mas dessa vez vai ser em tópicos para vocês não cansarem de ler... rs

Dezembro/2010:
1º - Li e pesquisei sobre a cirurgia e médicos;
2º - Agendei uma consulta com o Dr. João Gabriel, do Instituto Garrido www.institutogarrido.com.br, para dia 14/01/2011.

De Janeiro/2011 a Julho/2011:
3º - Fui à consulta com o Dr. João Gabriel. Disparei a chorar quando entrei no consultório e comecei a contar sobre minha obesidade. Ele me acalmou, olhou alguns exames de sangue, perguntou se eu tinha algum problema de saúde e por fim disse que eu tinha indicação para fazer a cirurgia. Me deu uma bateria de exames para fazer, encaminhamento para o psiquiatra, psicólogo e nutricionista.
4º - Agendei: Endocrinologista, ginecologista, neurologista, ortopedista e cardiologista para averiguar e comprovar através de exames se eu tinha mais algum problema de saúde relacionado a obesidade.
5º - Pedi autorização ao convênio para iniciar tratamento nutricional e psicológico. Agendei as consultas.
6º - Fiz todos os exames (muitossss) de sangue e mais:
- Endoscopia com Pesquisa de H Pylori;
- Raio-X do Tórax;
- Exame de Urina;
- Ultrassonografia de Abdômen Total;
- Ultrassonografia Transvaginal;
- Ultrassonografia Hepática;
- Prova de Função Pulmonar;
- Eletrocardiograma;
- MAPA;
- Eco Doppler;
- Teste ergométrico
                  7º - Fiz cinco sessões torturadoras com o psicólogo. (Foi a pior parte! Durante as cinco sessões ele tentou me convencer de era melhor para mim eliminar de 10 a 15kg e me aceitar como gordinha... no coments! Foi muito estressante!!! ) Mas consegui o relatório médico!
                  8º - Nutricionista do meu plano só atendia de sábado e era um dos únicos dias que não dava pra mim... Então lembrei que há alguns anos eu havia feito tratamento com uma nutricionista e a procurei. O meu medo era que o convênio não aceitasse o relatório dela porque a mesma colocaria que eu havia realizado tratamento por mais de um ano e o convênio poderia alegar doença pré-existente, mas de qualquer forma isso deve constar em relatório de acordo com as normas para realizar a cirurgia bariátrica, então arrisquei.
                  9 º - Por fim, peguei os resultados de exames e relatórios do endocrinologista, psiquiatra, psicólogo, cardiologista e nutricionista e entreguei dia 12/07/2011 para o Dr. João Gabriel.
                  10 º - Os laudos dos exames resultaram em: Esteatose Hepática (gordura no fígado), Síndrome dos Ovários Policísticos, Crises Hipertensas e Crises de Glicemia. Meu IMC era 38,5, portanto estava dentro das normas da ANS e foi enviada, no dia 20/07/2011, a guia de solicitação e encaminhamento para a cirurgia e cópia dos relatórios médicos e exames.

Conclusão: aqui estou eu esperando a auditoria médica do convênio há 15 dias! Morrendo de ansiedade!!! E sem conseguir dormir e fazer nada além de pensar na cirurgia! Ao menos o blog está me ajudando a passar o tempo, compartilhar e desabafar!
            Indico o seguinte link para que quer saber um pouco mais sobre esse procedimento: http://www.sbcb.org.br/pacientes_consenso_bariatrico.php


                       



5 comentários:

  1. Oi moça!
    Brigadinha pelo coment ^^
    Espero que dê tudo certo daqui pra frente já que a escolha dessa cirurgia é um quase "felizes para sempre" a depender das escolhas que se faz pelo caminho =]

    E relaxa meu convenio tbm demorou, quis esganar qm liberou a guia faltando um dia para a internação...convenio é assim msmo ¬¬ ñ deveria né pq a gnt paga!

    Bjxx, boa recuperação pq como diz mamis "Já deu tudo certo!"

    ResponderExcluir
  2. E ai conseguiu depoia de quanto tempo?qual era seu peso e altura ?

    ResponderExcluir
  3. Está difícil conseguir o laudo do endócrino, SÓ falta o dele ? Como faço?

    ResponderExcluir
  4. Eu jq fiz a 8 anos mais engordei 10 quilos de novo to muito triste

    ResponderExcluir
  5. Quero procurar um medico pra refazer

    ResponderExcluir